Educação Médica Continuada 2020

O Programa de Educação Continuada (EC) em Medicina Antroposófica da ABMA Nacional teve início no dia 06 de junho de 2020, com o Dr. Derblai Sebben e o segundo encontro aconteceu dia 21 de junho com Dr. Paulo Volkmann. A EC será uma forma de incentivar e estimular a atuação crítica, reflexiva, compromissada com a Medicina de Mistérios para os novos médicos e os já atuantes na Medicina Antroposófica, possibilitando a criação de mecanismos de evidências na eficácia de nossos fármacos e estudos de casos clínicos.

Sendo assim, a aposta é fortalecer a Educação Continuada (EC) como norteadora de nossas práticas que orientam a reflexão sobre o trabalho e a construção de processos de aprendizagem colaborativa e significativa, ofertando ações coletivas de desenvolvimento aos médicos antroposóficos, a partir dos principais desafios identificados pelas regionais no cotidiano do trabalho do profissional da área da saúde. Afinal, como nos ensina Ita Wegman:

“E eu espero que nós agora possamos nos encontrar num trabalho comum, todos nós, para nos estimularmos reciprocamente, e para buscarmos atingir aquilo que Rudolf Steiner esperava de nós médicos”. (28/12/1927)

Educacao Medica Continuada

Neste momento um dos principais objetivos da EC será promover um trabalho conjunto médico – farmacêutico, no momento será apresentado sob o ponto de vista médico. Cada apresentação abordará os insumos sobre o ponto de vista do docente na prática médica diária o desafio será compreender como Rudolf Steiner e Ita Wegman criaram condições para pensar o medicamento na medicina antroposófica. A proposta inicial será trabalhar com alguns insumos que utilizávamos na nossa prática médica, mas por algum motivo estão se tornando esquecidos, substâncias produzidas exclusivamente pela farmácia antroposófica, para não perdermos este patrimônio da Medicina Antroposófica. Traremos a experiencia dos médicos indicados por consulta realizada as regionais sendo quatorze nomes indicados e estes estarão presentes na EC compartilhando a sua prática médica diária.

Inicialmente estavam previstos encontros presenciais nas Regionais, mas pelo momento em que vivemos os encontros serão virtuais. A EC é realizada pela ABMA Nacional composta pela Diretoria Executiva de Transição e o Conselho Consultivo (Presidentes das Regionais) com apoio do laboratório WELEDA.

Para que os associados possam acessar estas aulas estamos preparando o material para que fique disponível na área do associado, aguardem.

Para saber dos próximos encontros consultem a sua Regional.

Publicado em: 8 de julho de 2020

Veja Também