Comunicado Sobre Vacinas

A Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) vem a público, neste momento, posicionar-se quanto à vacinação para a Covid-19, visto que estamos diante de um grave problema que atingiu a toda a humanidade, reconhecido como uma pandemia, e que resultou na perda de milhões de vidas em todo o mundo.Desde suas origens, há 100 anos, a Medicina Antroposófica surgiu como uma ampliação da arte médica. Posicionada, portanto, ao lado das pesquisas científicas que embasam a prática clínica biomédica em suas descobertas e conquistas, sem negar a tradicionalidade.Uma dessas conquistas inequívocas é a vacinação, especialmente nos casos de epidemias. Se há um século a discussão era em torno da vacina da varíola, hoje é em torno da vacina para a COVID 19.Não é nossa pretensão reduzir ou recuar os passos avançados pela medicina científica, mas, sim, ampliá-los com atenção singularizada, respeito à natureza e cuidado ao espírito humano.Assim, seguimos as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), apoiando a vacinação em massa como medida sanitária inicial para esse grave problema.E mesmo entendendo que os esforços para imunização de todos sejam necessários neste momento, incentivamos também que se procure estar o mais saudável, física e emocionalmente, promovendo mudanças no estilo de vida, e na forma de se relacionar com o meio ambiente e com os outros seres, e revendo a forma como produzimos, consumimos e descartamos nossos resíduos.Assim, continuaremos enfatizando nossos cuidados médicos apoiados na concepção antroposófica do ser humano portador de uma tarefa existencial que transcende a materialidade imediata.Portanto, recomendamos a todos os associados que indiquem e apoiem as medidas oficiais de imunização neste momento crucial da saúde da humanidade.

Publicado em: 26 de novembro de 2021