ABMA

Dra. Gudrun Burkhard – Uma Corajosa Pioneira

Gudrun BurkhardDra. Gudrun Burkhard | Antroposofia no Brasil A chegada da Antroposofia no Brasil ocorreu no período pós 1ª Guerra Mundial, com a formação de áreas colonizadas por imigrantes alemães na região sudeste do Brasil, com destaque para a região sul da cidade de São Paulo. O bairro de Parelheiros tem ainda sinais vivos dessa formação social.

A pioneira do nosso movimento médico antroposófico é a Dra. Gudrun K. Burkhard, formada pela Universidade de São Paulo, começando a clinicar em 1956. A Dra. Gudrun reside atualmente em Florianópolis, onde trabalha ativamente na formação de terapeutas biográficos. Autora de inúmeras literaturas, dentre elas, “Novos Rumos da Alimentação” e “Bases Antroposóficas da Metodologia Biográfica”.

A primeira clínica – Clínica Tobias

Em 1969, com o apoio da Associação Beneficente Tobias, a Dra. Gudrun inaugura a primeira clínica de Medicina Antroposófica no Brasil, a Clínica Tobias, situada no bairro Alto da Boa Vista na capital de São Paulo, com oito leitos para internação. A Clínica Tobias passa a congregar um significativo número de médicos antroposóficos, além de profissionais das terapias antroposóficas (terapia artística, massagem rítmica, euritmia e outras) e torna-se responsável pela formação de aproximadamente 80 médicos de várias regiões do Brasil, especialmente Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e também alguns médicos do exterior. Em 1993, a Clínica Tobias modifica sua dinâmica de trabalho, passando a atuar apenas no atendimento ambulatorial. Atualmente, além da sede da ABMA Regional São Paulo, abriga também uma área de consultórios particulares, cursos de formação em Medicina Antroposófica e outras formações da Antroposofia.

O Movimento se expande

Em 1982, nasce a Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, a ABMA, graças ao estímulo dos médicos Alexander e Rita Leroi. Em 10 de Dezembro de 1993, após processo consulta 1818/93 ao CFM (Conselho Federal de Medicina), a Medicina Antroposófica é reconhecida como prática médica através do parecer 21/93. Em 1994 a ABMA inicia o 1º Curso de Formação em Medicina e Terapias Antroposóficas em São Paulo, nos moldes de Especialização Lato Sensu. A partir de 1998, inicia-se a formação das regionais da ABMA, o que possibilita a iniciativa de cursos de formação.

ABMA-RJ – Sócios Fundadores

Socios Fundadores ABMA RJ
(Sócios Fundadores na foto: Dra. Vania Petersen, Dra. Sheila Grande, Dra. Heloisa Oliveira, Dra. Tereza Gusmão, Dr. Edson Carpes, Dr. Darlan Schotz Ferreira, Dra. Leila Fialho, Dra. Rosane Girão, Dra. Octávia Del Vecchio Machado, Dr. Mauricio Chimeli)

No Rio de Janeiro aconteceram dois cursos de Formação em Medicina Antroposófica através do GAIA – Grupo de Apoio às Iniciativas Antroposóficas, com inicio nos anos de 1998 e 2000.

A ABMA-RJ – Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional Rio de Janeiro – foi fundada em 2004. A seguir realizou-se o Primeiro Curso Básico de Antroposofia. Ná época com ambulatório médico-social no Jardim Botânico, onde periodicamente eram realizados cursos de educação continuada para médicos (dermatologia, gastroenterologia, alergias, oncologia), cursos do Caminho Interior do Médico, Meditação do Calor, Carma e Doença, grupos de estudo, promoviam-se cursos e palestras em antroposofia abertos a todos.

Em 2013, inicia-se no Rio de Janeiro o I Curso Básico de Formação em Antroposofia e I Curso de Formação em Medicina Antroposófica que deste então, vem acontecendo com abertura de novas turmas anualmente.

A Missão da ABMA

Promover o fortalecimento, o ensino, a pesquisa, a ampliação da assistência e a divulgação da Medicina Antroposófica no Brasil, mantendo laços estreitos com as demais Sociedades de Medicina Antroposófica no mundo, especialmente a Seção Médica do Goetheanum, atuando diretamente ou através de suas regionais.

Promover a congregação de seus membros e a integração com as demais medicinas complementares e a comunidade médica em geral.

Diretoria

  • Dra. Leila Jane Fialho Araújo
    Presidente
  • Dra. Heloisa Soares de Oliveira
    Vice-Presidente
  • Dra. Ana Teresa Ocampo Bernardez
    Tesoureira
  • Dra. Gladys Mariani Caussin
    1ª Secretária
  • Dr. Claudio Marcelo Izaac Telles
    2º Secretário
  • Dra. Andrea Mazzaroppi Barão Pereira
    Dra. Maria Cristina Gonçalves Maiolino
    Dra. Maria Fernanda Campos Couto
    Conselho Fiscal
  • Dra. Ana Claudia Chazan
    Dra. Andreia Augusta Castro
    Comissão Científica