ABMA-RJ e a Medicina Antroposófica: você sabe o que é e como pode te ajudar?

A Medicina Antroposófica é uma nova opção para os médicos no tratamento de seus pacientes

Que tal pensar no seu médico como um amigo, que acompanha o seu dia-a-dia e, além de tratar doenças, cuida da saúde? Na verdade, não é preciso estar doente para procurar um médico antroposófico. Ele fornece orientações e medicamentos que também auxiliam na prevenção de muitas doenças. Os medicamentos são a base de plantas, metais e minerais dinamizados e pode usar terapias antroposóficas associadas. A abordagem, que vem se tornando comum em alguns consultórios de medicina tradicional, é bastante conhecida dos especialistas em antroposofia.

A Medicina Antroposófica não olha apenas para o pulmão ou para os rins do paciente  mas também considera outros aspectos do ser humano no seu quadro clínico. Ela é a medicina inspirada nos ensinamentos de Rudolf Steiner. O principal desses ensinamentos é de que o corpo não é um organismo material independente e que a boa saúde depende uma relação harmoniosa entre o corpo, alma – psique,  espírito. Equilíbrio seria uma palavra chave. A ideia é considerar a relação do homem com a natureza, a vida emocional e sua individualidade. O pensamento ampliado da medicina, com a capacidade de entender o paciente de maneira mais ampla, torna sua abordagem do individuo diferenciada.

Os médicos antroposóficos são cuidadores de alma, corpo e espírito de uma forma geral e especial.

No Brasil, a ABMA (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica) é a instituição que congrega os médicos que atuam com a Medicina Antroposófica e é oficialmente responsável pelo ensino, pesquisa e divulgação dessa prática médica. Promover o fortalecimento, o ensino, a pesquisa, a ampliação da assistência e a divulgação da Medicina Antroposófica no Brasil, mantém laços estreitos com as demais Sociedades de Medicina Antroposófica no mundo.

Dra. Heloisa Oliveira, vice-presidente da ABMA-RJ, explica que: “A medicina antroposófica, como medicina integrativa,  faz parte das práticas integrativas e complementares do Ministério da Saúde – PICs desde 2006”. Em 1994, a ABMA inicia o 1º Curso de Formação em Medicina e Terapias Antroposóficas em São Paulo, nos moldes de Especialização Lato Sensu. A partir de 1998, inicia-se a formação das regionais da ABMA, o que possibilita a iniciativa de cursos de formação em outros estados.

ABMA-RJ – Uma História de Sucesso

Em 2013, inicia-se no Rio de Janeiro o I Curso Básico de Formação em Antroposofia e I Curso de Formação em Medicina Antroposófica que deste então, vem acontecendo com abertura de novas turmas anualmente. Esses cursos são um verdadeiro bálsamo à alma e ao conhecimento.

A Dra. Leila Fialho, presidente da ABMA-RJ, nos conta que a medicina antroposófica é uma ampliação da arte médica e, é como tal, que ela funciona na vida profissional do médico e enriquece o contato médico-paciente. “Nós, médicos que atuamos com a medicina antroposófica, temos uma visão ampliada do que significa a doença e do que significa a vida como um todo. Isso ajuda imensamente e nos permite através da visão dada por Rudolf Steiner, indicar possibilidades de tratamento e outros tipos de terapias específicas da antroposofia aos pacientes que nos procuram“.

No Rio de Janeiro, atualmente, estamos no 5º Curso Básico de Antroposofia. Em abril de 2019 inicia o 6º Curso Básico de Antroposofia, pré-requisito para o curso de formação em Medicina antroposófica (6º Formação em Medicina Antroposófica, dirigido para médicos).

O Curso Básico de Antroposofia, organizado pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional Rio de Janeiro (ABMA-RJ), é um curso em que são abordados os conceitos que fundamentam a Antroposofia e que servem de alicerce à sua prática. Fornecer informações que preencham lacunas para quem já́ conhece alguns conceitos antroposóficos e uma introdução ao pensamento do filósofo e educador austríaco Rudolf Steiner (1861 – 1925) para quem deseja conhecê-lo. Visa estimular o interesse na continuidade deste estudo, permitindo que uma eventual formação sistemática possa ser feita sobre uma base mais sólida.

O objetivo do curso é familiarizar os profissionais com os conceitos teóricos da Antroposofia e prover as bases para que os profissionais de saúde possam compreender e cuidar do paciente  considerando as suas dimensões corpóreas, anímicas e espirituais, outros profissionais interessados tem como ampliar sua percepção do ser humano e do seu trabalho, podendo perceber e atuar no mundo de forma mais integrada e também pode ser feito como caminho de autodesenvolvimento.

Na formação para os médicos uma atenção especial é dada ao estímulo e à prática do caminho de desenvolvimento ético, social e espiritual do profissional.

Apresentando a meta constante da Dr. Ita Wegman e de Rudolf Steiner “Renovar a antiga essência dos mistérios e fazê-la fluir para a medicina”; “complementar o que havia na compreensão dos processos da doença e da cura com o que pode fluir de um verdadeiro conhecimento do espírito”; “reconhecendo plenamente os princípios da medicina que trabalha os métodos científicos reconhecidos atualmente, o conteúdo a ser colocado em prática pela Medicina Antroposófica, só deve ser colocado em prática, na arte médica ampliada, por médicos plenamente qualificados no princípios científicos.”

O Curso de Formação em Medicina Antroposófica, organizado pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional Rio de Janeiro (ABMA-RJ), almeja trabalhar os conceitos que fundamentam a Medicina Antroposófica e que servem de alicerce à sua prática. O conhecimento acadêmico sendo ampliado pela visão e conceitos da medicina antroposófica.

Próximo curso, 6ª turma da Formação em Medicina Antroposófica será em abril de 2019 e as inscrições já estão abertas.

E-mail: contato@abmarj.com.br Telefone: (21) 98555-6329

Publicado em: 13 de dezembro de 2018