Mensagem

Curso de Formação em Medicina Antroposófica

ABMA

Alunos médicos devem ter participado do primeiro ano, Curso de Antroposofia para Profissionais da Área da Saúde.

Apresentação

O Curso de Formação em Medicina Antroposófica, organizado pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional Rio de Janeiro (ABMA-RJ), é um curso de capacitação pedagógica que almeja trabalhar os conceitos que fundamentam a Medicina ampliada pela antroposofia e que servem de alicerce à sua prática.

O objetivo do Curso Básico de Antroposofia como pré-requisito é familiarizar o médico/odontólogo com os conceitos teóricos da Antroposofia, e prover as bases para que ele possa compreender e tratar a doença considerando as suas dimensões corpóreas, anímicas e espirituais.

Na formação para os profissionais médicos uma atenção especial é dada ao estímulo e à prática do caminho de desenvolvimento ético, social e espiritual do profissional. Apresentando a meta constante da Dr. Ita Wegman e de Rudolf Steiner “Renovar a antiga essência dos mistérios e fazê-la fluir para a medicina”; “complementar o que havia na compreensão dos processos da doença e da cura com o que pode fluir de um verdadeiro conhecimento do espírito”; “reconhecendo plenamente os princípios da medicina que trabalha os métodos científicos reconhecidos atualmente, o conteúdo a ser colocado em prática pela Medicina Antroposófica, só deve ser colocado em prática, na arte médica ampliada, por médicos plenamente qualificados no princípios científicos”. GA 27.

Público Alvo

Alunos Médicos, acadêmicos de medicina e médicos veterinários, aberto também a odontólogos e acadêmicos de odontologia. (Pré-requisito: Curso Básico de Antroposofia)

Atenção

A Formação de turma em cada área está sujeita ao número mínimo de alunos.

Ambulatórios

Casa Cuprum

1) Ambulatório CASA CUPRUM – práticas antroposóficas

Os alunos do Curso de Formação em Medicina Antroposófica da ABMA-RJ poderão realizar estágio, no Ambulatório da CASA CUPRUM. 

Objetivos

Alunos médicos, em formação, serão capacitados ao pensar médico dentro da mentalidade da Medicina Ampliada pela Antroposofia; elaborar a fisiologia, a patologia, o diagnóstico, tratamento e pesquisas médicas ampliadas pela Antroposofia.

Desenvolver o caminho interior do médico e atualização na abordagem, a congregação, fortalecendo a comunidade terapêutica dentro da Antroposofia, bem como o e aprofundamento interior através das práticas meditativas de indicação de Steiner.

Metodologia

São nove módulos teórico práticos, sendo destes, 2 intensivos com carga horaria maior. Os módulos acontecerão durante um final de semana por mês.

As aulas teóricas serão on-line, com referências bibliográficas durante os módulos. As principais referências já se encontram divulgadas aqui.

Conteúdo Programático

Módulos final de semana

Polaridades: Sangue e nervo. O impulso sulfúrico e o silícico. Módulo introdutório para o curso de Formação em Medicina Antroposófica, tem como objetivo introduzir a visão geral do funcionamento do organismo humano sob o ponto de vista da Medicina Antroposófica. Como o organismo humano é estruturado a partir do ponto de vista do impulso sulfúrico e silícico. Distribuição espacial da estrutura ternária do ser humano:

Vida (SMM), movimento (SR), consciência (SNS). Os Quatro órgãos – I. Coração e figado. Descrição dos processos fisiológicos do ponto de vista goetheanistico e também da ciência espiritual. Tem por meta habilitar o médico a relacionar o órgão com o comportamento humano. Permite diagnóstico e terapia do ponto de vista orgânico. Os Quatro órgãos – II. Continuação. Rim e pulmão. Alimentação e transtornos digestivos.

Doenças típicas da infância:
a. Infecções;
b. Alergias;
c. Transtornos do desenvolvimento.

Quadros Patologicos Específicos I:
a. Inflamação crônica;
b. Autoimune;
c. Oncologia.

Doenças típicas do idoso:
a. Reumatismo: Discopatias, Insuficiências vasculares, AVC, Parkinson;
b. Demências: Vasculares e Alzheimer;
c. O paciente terminal.

Intensivos

A metalidade, suas relações e o desenvolvimento do ser humano) e suas indicações. Quadros patológicos específicos II: Tiróide – Diabete – Patologias ginecológicas – Hipertensão – Transtornos do sono – Transtornos de ansiedade – Síndrome do pânico – Depressão

Certificação

Para obter o Certificado de Formação em Medicina Antroposófica, após os dois anos de curso (duas fases) o aluno deverá cumprir e comprovar:

  • Frequência mínima de 75% de participação em cada módulo de final de semana nas fases 1 (curso básico) e 2 (curso médico), e 100% de participação nos módulos intensivos das fases 1 e 2 (o curso é composto de 320 horas de ensino presencial teórico-prático, divididas em módulos mensais (sendo 240 horas, o mínimo de frequência);
  • 50 horas de estágio prático em regime ambulatorial e discussões de casos clínicos, sob tutoria reconhecida pela ABMA-RJ;
  • 100 horas de estudo independente, com leituras básicas em grupos de estudo; participação de discussão de casos clínicos, medicações, ou outras terapias antroposóficas; participação em eventos de medicina antroposófica e terapias antroposóficas, promovidos pela ABMA-RJ ou outras regionais parceiras;
  • Apresentar um TCC e relatos de 2 casos clínicos com anamnese, diagnóstico e tratamento.

O Curso Visa:

  • Introdução à antropologia, fisiologia, patologia, diagnóstico, e terapêutica do ponto de vista da MA.
  • Conhecimento e habilidade para estabelecer uma relação médico-paciente baseada na confiança e na autonomia.
  • Oportunidades de auto-desenvolvimento e reflexão.
  • Estímulo para o desenvolvimento individual do seu próprio estudo e pesquisa.

Materiais

Local

Os módulos serão virtuais, sendo o curso realizado na plataforma Zoom.