Bernardo Kaliks Litvak

Formado como médico em Chile em 1967. Residência em Neurologia Clínica. Residência em Medicina Antroposófica na Clínica Ita Wegman na Suíça; Filder Klinik e Friedrich Huseman Klinik na Alemanha. Estágios em oncologia clínica: Lukas Clinik - 1970 - Suíça, Clínica Öschelbron - Alemanha. Curso de formação em medicina antroposófica na Lukas Klinik - 1970 - Suíça. Co-fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina antroposófica. Ex-diretor clínico da Clínica Tobias. Atualmente concentrado em intensa participação em cursos para formação em Medicina antroposófica. Consultório de Clínica Geral na Clínica Tobias.


Alice Nobre Martins

Terapeuta artística formada no Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP,1987. Especialização em modelagem terapeutica,na Alemanha (Klinik Öschelbronn). Aluna do atelier da pintora e terapeuta Katrin Spring, Basiléia, Suíça. Membro fundadora e ex-presidente da AURORA/ABTAA. Docente nos cursos de formação em Terapia Arística de São Paulo, Florianópolis e Belo Horizonte. Docente nos cursos básicos de Antroposofia em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Aracajú e Chile. Coordenou por sete anos as dinâmicas de grupo através da arte no Curso de Formação de Consultores da Adigo Consultores.Terapeuta Transpessoal pela Dinâmica Energética do Psiquismo - DEP. Atua com a terapia de auto percepção cognitiva e integração emocional - Focar. Consultório no Alto da Boa Vista e Moema.


Angélica Justo

Medicina e Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Pediatria e Neonatologia - Hospital Miguel Couto - RJ. Especialização em Filosofia Clínica - Instituto Packter - RS. Especialização em Humanas e Saúde - Universidade Federal de Juiz de Fora. Aconselhadora Biográfica, formada pela Dra. Gudrun Bukhard - Artemísia - SP. Docente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica - ABMA. Fundadora, Coordenadora e Docente da Escola Livre Estudos Biográfico - Juiz de Fora - MG. Filiada ao Fórum Internacional for Professional Work Biography based on Antroposophy - Goetheanum - Suíça. Co-fundadora do Terapeuticum Raphael - Clínica Médica Antroposófica. Co-fundadora do Jardim Escola Paineira - Pedagogia Waldorf. Diretora do Terapeuticum Raphael. Diretora no Departamento de Medicina Antroposófica da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora.


Carmem Ligia Cucê Nobre

Graduação em Medicina Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, FMRP -USP; Formação em Medicina Antroposófica pela Associação Brasileira de Médicos Antroposóficos; aperfeiçoamento em Medicina de Família e Medicina Comunitária pela Prefeitura Municipal de São Paulo; Especialização em Pediatria pelo Departamento de Clínica Pediátrica da Fundação Bradesco - Hospital Edmundo Vasconcelos, São Paulo; pós-graduação, nível mestrado, em Educação em Saúde pela Universidade Paulista, UNIP; membro do corpo docente da pós-graduação lato sensu da Universidade de Sorocaba no curso “Antroposofia na Saúde”; consultora em Medicina Escolar na Escola Waldorf São Paulo.


Charlotte Kaschner

Arquiteta, Pedagoga Waldorf, Arte Terapeuta (Lacto Sensu), Terapeuta Artística Antroposófica, Especialização Met. Lianne Collot D'Herbois, Cert. European Academy for Anthroposofhic Arts Therapies (EA - EU). Sessão Médica do Goetheanun Dornach/Suíça Cert. Aurora/ABTAA. Docente no curso básico de Medicina Antroposófica e Seminário de Pedagogia Waldorf - RJ. Estágios: WaldorfKindergarten Burscheid e.v.- Alemanha; Rudolf Steiner- Schule Remscheid - Alemanha, Kunsttherapie am Gemeinschaftskrankenhaus Herdecke. Praticou com alunos em extenção e terapeutas a pintura terapêutica, "luz, escuridão e cor", segundo a metodologia de Lianne Collot D'Herbois - Alemanha. Exposições em aquarelas veladas no Vietnan, NY e Rio de Janeiro. Ocupou o cargo de direção escola Michaellis no RJ. Fundadora da ACESA (Associação Comunitária Ecosocial Sustentável com bases Antroposóficas). Ministra cursos, palestras e workshops, além de prestar atendimentos individuais e para grupos em ateliê particular há 15 anos.


Daniella Liu Herzog

Arquiteta e artista plástica (www.daniellaliuherzog.com.br) com pós-graduação em História de Arte pela FAAP/SP. Formada no Brasil, desde 1983, possui curso de formação na França e experiência profissional em Munique, na Alemanha. Iniciou sua trajetória artística profissional em 1995, na cidade de São Paulo, participando de diversas feiras de arte e exposições coletivas e individuais no exterior e no Brasil. Terapeuta artística antroposófica e aconselhadora biográfica, prestou atendimentos durante 5 anos no ambulatório da Associação Comunitária Monte Azul/SP. Hoje é docente de arte em formações antroposóficas no Rio de Janeiro e em São Paulo. E, atualmente ministra cursos, palestras e workshops na área da arte e do desenvolvimento humano, além de prestar atendimentos individuais e de grupo. Possui consultório particular no Rio de Janeiro e ateliês no Rio e em São Paulo.


Darlan Schottz Ferreira

Médico Antroposófico: Clínico geral e médico escolar da escola Michaellis do RJ e duas escolas Waldorfs da rede pública no município de Nova Friburgo - RJ. Pós graduado em Pedagogia Waldorf, Filosofia e Homeopatia.


Derblai Rogério Sebben

Formado pela Universidade de Santa Catarina em 1984. Residência Médica no Hospital Evangélico de Curitiba em 1987. Estágio na Clínica Tobias a partir de 1991. Médico Antroposófico e Clínico Geral. Médico Escolar. Participante da ABMA-SP em 2011 e 2012.


Flavio Milanese

Farmacêutico formado pela USP com cursos, estágios e trabalhos conjuntos em instituições antroposóficas da Europa.Fundador e diretor da Sirimim e da Farmantropo.


Francisca Cavalcanti

Natural do Rio de Janeiro, reside em Florianópolis desde 1983. Fez sua formação pedagógica Waldorf e Escola Desvendar da Voz na Alemanha (1990 a 1993). É Mestre em Música na área de educação musical, Musicoterapeuta e Cantoterapeuta com ampliação musical pela Antroposofia. Com experiência profissional de mais de 30 anos, atuou como professora Walrdorf de classe e música. Atualmente é docente em diversos Workshops e cursos livres de formações terapêuticas e pedagógicas na América do Sul. Docente na Graduação de Naturologia, da Universidade do Sul de Santa Catarina. É coordenadora e docente da Escola Raphael de Canto e Cantoterapia no Brasil. É co-autora do trabalho artístico Lagusta Laguê.


Márcia Abumansur

Artista plástica (www.abumansur.art.br). Jornalista (PUC/SP, 1983). Terapeuta artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos - SP/SP - 1987). Professora - assistente de D. Ada Yens (fundadora da Terapia Artística Antroposófica no Brasil), SP/SP, 1988/92. Aluna da pintora e terapeuta artística Kathrin Spring (Basiléia/Suíça - 1992). Membro fundadora da AURORA- Associação Brasileira de Terapeutas Artísticos Antroposóficos (cargo de presidente - 2000/2004). Terapeuta transpessoal pela Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP. SP, 2000). Confirmação do reconhecimento de profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum - Dornach/Suíça, 2007.

Docente de pintura e desenho nos cursos de formação em terapia artística antroposófica em São Paulo (Terarte) e Belo Horizonte, nos cursos de formação em medicina antroposófica em São Paulo, curso básico de antroposofia em Brasília e no curso de extensão em medicina antroposófica em Campinas (medantroposoficacampinas.wordpress.com). Tem ateliê/consultório em São Paulo e Campinas (SP).


Marcos Curi de Castro

Formação médica e residência em Pediatria e Neonatologia pela Faculdade de Medicina de Sorocaba - PUC/SP. Estágio em Pediatria pela Université Catholique de Lille - França. Médico neonatologista do Hospital Albert Einstein de1990 a2000. Médico chefe da UTI neonatal do Hospital Renascença - Grupo Intermédica a partir de 1999. Especializaçãoem Medicina Antroposóficana Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, São Paulo, 2002 (CB 7). Médico responsável pelo ambulatório social e didático da Clínica Tobias no ano de 2009. Médico coordenador do 10º Curso de Formação Médica Antroposófica, 2008. Presidente da ABMA - SP em 2011 e 2012.


Maristela Terezinha Francener

Medicina pela UFSC Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Formação em Aconselhamento Biográfico pela Associação para o Desenvolvimento do Trabalho Biográfico com Base na Antroposofia, São Paulo/SP (1996, Grupo II). Formada em Medicina Antroposófica pela ABMA Nacional, SP (1999). Biographical Counselling (Biography & Social Development Trust) ministrado por Anita Charton e Margli Matthews (2000). Observação Goethiana, ministrado por Margaret Colquhoun na Escócia, Inglaterra e País de Gales (2006). Atendimento em Clínica Geral e Ginecologia ampliadas pela Antroposofia, Conversa Individual auxiliadora e Aconselhamento Biográfico individual. Ginecologista e Obstetra do Programa DST - HIV/AIDS da Prefeitura Municipal de Palhoça/Grande Florianópolis. Docente na Formação Biográfica “Biografia e Caminho Iniciático” em Florianópolis, na Formação de Terapia Artística da Associação Sagres em Florianópolis e do Curso Básico de Antroposofia da ABMA. Também realiza Workshops Biográficos introdutórios e de aprofundamento, Trabalho Biográfico em Grupos, além de Cursos e Palestras sobre a Biografia Humana e Observação Goethiana.


Marilda Bonadio Milanese

Nascida em Vera Cruz - SP, formada em Farmácia e Bioquímica pela FCF-USP. Fez cursos, estágios e trabalhos conjuntos em instituições antroposóficas na Holanda, Alemanha e Suíça. É docente nos cursos de formação em medicina antroposófica, pedagogia Waldorf, biografia humana e terapia artística. Atua desde 1983 na pesquisa, desenvolvimento e formação em Farmácia Antroposófica. É fundadora e presidente da Sirimim Aprimoramento da Arte Farmacêutica e fundadora e diretora da Associação Brasileira de Farmácia Antroposófica.


Mauro Domingues Fernandes

Otorrinolaringologista, Foniatra; Médico Antroposófico; Médico Escolar do Colégio Francisco de Assis e da Travessia -SP.


Michael Friedrich Blaich

Médico antroposófico, psiquiatra, trabalha na Associação Comunitária Monte Azul e em consultório particular.


Michael Yaari

Médico com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina - Unifesp-EPM, com especialização em Geriatria e Gerontologia também pela Unifesp-EPM e é formado em Medicina Antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica-ABMA em São Paulo-SP. É também Terapeuta Comunitário, formado pelo criador desta modalidade terapêutica, Prof. Dr. Adalberto Barreto. Trabalhou na Associação Comunitária Monte Azul e atualmente atende na Casa Aurum (Campinas - SP).


Ricardo Ghelman

PhD Coordenador do Ambulatório de Antroposofia e Saude do Departamento de Neurologia da UNIFESP. Pediatra e médico da família, mestre em Anatomia e Biologia do desenvolvimento pela USP, doutor em toxicologia reprodutiva pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, Pós doutorando do programa de Neurologia/Neurociências da UNIFESP.  Fundou o Núcleo de Medicina e Praticas Integrativas (NUMEPI) e coordenou o Núcleo de Medicina Antroposófica da UNIFESP. Após seu treinamento em Fenomenologia de Goethe no Reino Unido se dedica a ensinar um novo olhar sobre a Natureza nos últimos 15 anos. Atualmente é professor colaborador do Departamento de Pediatria da USP, aonde estabelece projeto colaborativo internacional em oncologia.


Rita Rahme

Médica pela UFJF. Título de especialista em Pediatria pela Associação Médica Brasileira, Pós graduação em Terapia familiar e de casais pela PUC-SP, docente convidada do curso de Terapia Familiar do PROTEF/UNIFESP, pós graduação em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia. Sócia fundadora e presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica no biênio 2010-2011. Atualmente trabalha com pesquisa em dificuldades de aprendizagem no NANI (Núcleo de Neuropsicologia Infantil ) do CPN (UNIFESP) e em clínica privada em São Paulo.


Rômulo de Mello Silva

Formado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1980, teve seu primeiro contato com Antroposofia, aos 21 anos, em 1978. Docente do Curso de Formação em Medicina Antroposófica da ABMA (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, desde 1996. Trabalha no Ambulatório Dedico Popular da ABMA desde 1998.


Rui Aragão

Músico e professor formado pela UNIRIO. Formou-se no Antropomúsica, com Marcelo Petraglia (2011/2013), se especializando em Cantoterapia pelo método do Desvendar da Voz, com Thomas Adam, na Associação Sagres, em Florianópolis (2012/2016). Atua na área pedagógica desde 2010, enquanto professor de música, em escolas e iniciativas ligadas à pedagogia Waldorf e à Antroposofia. Realiza também oficinas e workshops de canto em grupo, como nos projetos Cantando Fora do Box, CoralSão e Canta Teresa.


Samir Wady Rahme

Natural de Juiz de Fora / MG (1957). Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (1981). Estágio em Medicina Antroposófica na Lukas Klinik - Suíça e Oeschelbron Klinik Alemanha. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica por 3 mandatos entre 1991 e 1998. Formado em Composição e Regência pela UNESP - 2002. Maestro e fundador da Orquestra do Limiar que desde 2003 atua no projeto Música nos Hospitais. Consultor Médico da Weleda do Brasil desde 2009.


Sheila Pessoa Grande


Sonia Annette Lanz Setzer

Formada em medicina pela FMUSP. Especialização em Medicina Antroposófica em Arlesheim, Suíça. Atuação em Clínica Geral de adultos e crianças. Médica escolar da Escola Rudolf Steiner de São Paulo de 1972 a 1999. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) de 1991 a 1999. Coordenadora do Ramo Rudolf Steiner de São Paulo, da Sociedade Antroposófica no Brasil. Atualmente dedica-se à docência (principalmente nas formações médica e pedagógica) e em cursos sobre Parsifal, além de fazer traduções de obras antroposóficas. Autora do livro Parsifal, um precursor do ser humano moderno.


Vitor Manuel Costa Ferreira da Silva

Médico formado pela Unicamp em 1977, fez residência em dermatologia por 3 anos na Unicamp. Especialista Pela Sociedade Brasileira de Dermatologia desde 1981. Entre 1990 e 1998 fez diversos cursos e ministrou palestras sobre florais. Médico antroposófico desde 1994 atuando na área de dermatologia e de clínica. Foi docente de dermatologia por aproximadamente 20 anos e desde 1996 é docente na formação de médicos da Associação Brasileira de Médicos Antroposóficos (ABMA), tendo coordenado a formação de médicos antroposóficos em São Paulo entre 2004 e 2007. Presidente da ABMA-regional SP 2004 a 2008. Docente do curso de pós-graduação Lato Sensu “Práticas Antroposóficas na Humanização da Saúde” ministrado pela Universidade de Sorocaba em conjunto com a ABMA, em 2007 e 2008. Coordenador da Comissão de Ensino da ABMA entre 2010 e 2011. Participação em congressos, cursos e palestras de Medicina Antroposófica e Dermatologia como organizador e palestrante, com foco nos temas de medicina antroposófica, da relação médico-paciente e das psico-dermatoses. Sócio fundador da Sociedade de Dermatologia Integrativa - Brasil e presidente dessa entidade no período de 2003 a 2004. Coordenador do Departamento de Dermatologia Integrativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Setembro de 2001 a Setembro de 2002.


Wesley Aragão de Moraes

Médico, graduado pela UFJF, 1982. Mestrado em ciência da religião, pela UFJF, 1997. Doutorado em antropologia, pelo Museu Nacional, UFRJ, 2004. Etnobotânico e pesquisador docente de cursos de antroposofia e medicina há 30 anos. Escritor com dois livros publicados e textos sobre temas diversos artista plástico.